Saiba Como Criar uma Startup de Sucesso

A palavra ‘startup’ está em evidência no mundo dos negócios atualmente. Principalmente quando falamos em empreendedorismo. Mas, será que as startups são assim um modelo tão inovador de gestão? E, afinal, você saberia dizer o que é uma startup?

Se você também está a enfrentar algumas dúvidas na hora de começar o seu empreendimento, veja estas informações importantes que separamos e que certamente lhe serão úteis.

Antes de mais nada: o que é uma startup?

O termo startup surgiu na década de 90, quando empresas recém criadas e muito rentáveis começaram a aparecer, principalmente com a expansão da internet, como o Yahoo, o Google e a Apple.

Atualmente, diz-se uma startup, um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, que trabalhem em condições de incerteza, de modo a não ser possível afirmar se aquela ideia irá realmente prosperar.
O fato de uma startup ser repetível significa que ela é capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente.

Já, quando estamos a dizer que uma startup é escalável, significa crescer cada vez mais sem que isso influencie no modelo de negócios. Ou seja, crescimento em receita, mas com os custos crescendo de forma mais lenta.

Além disso, é importante que o modelo de negócios de uma startup gere valor, sendo capaz de transformar o seu trabalho em dinheiro. Um bom exemplo é o Google, em que se cobra por cada clique em anúncios mostrados nos resultados de busca.
Apesar disso, as startups não precisam, necessariamente, serem apenas empresas de internet. Este é o meio mais comum de encontra-las, porque é mais económico criar empresas de software do que outras que demandem mais mão de obra e investimentos. Porém, apesar disso, um grupo de pesquisadores que apresentem uma ideia inovadora também podem se configurar como startup, por exemplo.

Tenho uma ideia inovadora, e agora?

Antes de mais nada é muito importante que você tenha certeza de que possui, realmente, uma ideia inovadora e, assim, um bom produto em mãos.
Busque desenvolver ideias, produtos e serviços que sejam amados pelo seu público alvo, ou que tenham uma utilidade e uma funcionalidade prática muito superior, pois isso será importante na hora de fazer a sua startup se transformar em um sucesso.
Se você está certo da força da sua ideia, então é o momento de fazer um bom planeamento, definindo a missão da sua startup, bem como os valores e o posicionamento de mercado.

Como saber se a minha ideia é inovadora?

Mas, se você não tem tanta certeza que a sua ideia é realmente diferente de tudo o que está no mercado e, com isso, tem potencial para se transformar em uma startup, aqui vão alguns passos que podem guia-lo:

  • sua ideia é uma novidade? Em geral, startups que são simples cópias de outras já existentes estão fadadas ao fracasso;
  • sua ideia é fácil de explicar? Caso você necessite usar mais do que uma frase para explicar o seu negócio, então pode ser uma ideia muito complicada de ser vendida;
  • como é o mercado em que a sua ideia se insere? Em geral, é melhor optar por mercados pequenos com potencial de grande crescimento, do que mercados grandes, mas que estão saturados;
  • quais são as estratégias de crescimento e de defesa da sua ideia? Esses são pontos muito importantes, pois é necessário que dentro de algum tempo a sua ideia comece a se expandir.
  • o problema que a sua ideia resolve é seu? Muitos empreendedores de sucesso começaram tentando construir algo que resolvessem os seus próprios problemas, de modo a compreenderem melhor todo o processo.

Como criar a minha startup?

Se você já está convencido de que possui uma ideia com grande potencial para se tornar uma startup de sucesso, então está na hora de seguir os outros passos do processo.

1. Transforme a sua ideia em um produto

Este é o momento de começar a transformar os seus planos em algo concreto, de modo a criar, de facto, um produto que possa ser comercializado.
Lembrando que a definição de produto é bastante ampla e pode estar relacionada a suporte ao cliente, texto descritivo do produto e tudo o que se relaciona com a interação do seu usuário com o que você construiu para ele.
Como dissemos, para ter um bom produto é preciso criar algo que faça com o que seus clientes se apaixonem por ele. Depois, uma boa dica, é transformar esse amor em feedback, fazendo com que os próprios usuários auxiliem com decisões que ajudem a desenvolver o seu produto.

2. Defina seus sócios

Essa é uma das decisões mais importantes de uma startup, por isso é muito importante que você seja criterioso e busque escolher pessoas com bom desempenho profissional e que você conheça em períodos de crise.
Embora empreender sozinho seja melhor do que com um mau sócio, ainda assim é preferível ter auxílio, para discutir ideias e ampliar as possibilidades da sua startup.

3. Haverá funcionários?

O ideal, no início, é sempre não contratar, para evitar gastos com encargos trabalhistas. Mas se isso for fundamental para a sua ideia, busque por profissionais que você conheça ou que tenham boas indicações.

4. Defina e trabalhe com a identidade da sua startup

Lembre-se que você está a criar uma marca. Por isso, para que ela seja forte e rentável é importante investir em marketing e branding. Opte por nomes simples e que fiquem gravados na memória das pessoas, ou que tenha relação óbvia com o que comercializa.

5. Tenha um plano de negócios

Planejar é fundamental, não importa o tamanho da sua ideia. O plano de negócios é um documento em que você irá descrever o futuro e os passos que a sua empresa deve dar para atingir determinado objetivo. É claro que ele pode ser alterado de acordo com as necessidades atuais da startup, mas ter um ‘norte’ é fundamental.

6. Defina um preço atraente

Saber o quanto cobrar pelo seu produto é fundamental para ter sucesso. Para isso, pesquise por empresas concorrentes ou que atuem no mesmo ramo e veja o quanto vale aquilo que eles oferecem aos clientes.

7. Faça um bom marketing

Aproveite o poder das novas ferramentas de marketing e esteja presente nas mídias sociais. Crie campanhas virais e atinja um público cada vez maior.

8. Seja mobile

Não importa o tipo da sua startup, nem o tamanho dela, ser capaz de funcionar e estar presente em todas as plataformas de acesso é extremamente importante. Por isso, pense em desenvolver tecnologias mobile.

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